data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo pessoal
A delegação do CTG Sentinela da Querência que estava na Itália, participando de eventos culturais, retornou para o Brasil nesta terça-feira. As atividades do evento foram canceladas por 'saúde pública', mas a programação da viagem do grupo seguiu pelo país.
Segundo o diretor artístico e chefe da delegação, Valmir Beltrame, o grupo saiu na segunda-feira de Agrigento na Itália para o aeroporto de Palermo. No local eles foram orientados e passaram por todos os procedimento relacionados a detecção do novo coronavírus.
- Quando chegamos em Roma passamos por detectores de temperatura, respondemos a entrevistas e fomos orientados por autoridades do Ministério de Saúde da Itália - conta Beltrame.
Primeiro caso do novo coronavírus é confirmado no Rio Grande do Sul
No momento que a delegação do CTG chegou no Brasil, no aeroporto de Guarulhos em São Paulo, Beltrame explica que passaram novamente pelos procedimentos que haviam feito na Itália.
- Estamos seguindo a risca as determinações da enfermeira que faz parte da delegação, Adelina Giacomelli, e também da Dra. Jane Costa, infectologista que coordena o grupo de especialistas que trata do assunto em Santa Maria - diz o chefe do grupo.
Região Central tem 28 cidades em situação de emergência
Conforme Beltrame, toda a equipe da delegação está bem, sem apresentar nenhum sintoma de infecção respiratória. O grupo deve chegar no início da noite desta terça-feira em Santa Maria.
Ainda segundo ele, como forma de prevenção e cuidado com o novo coronavírus, a delegação do CTG Sentinela da Querência segue e vai continuar seguindo as orientações repassadas pelos profissionais de saúde:
- Usar máscara em locais de aglomeração de pessoas
- Lavar bem as mãos e mantê-las limpas
- Não trocar abraços nem apertos de mãos
- Em caso de sintomas de infecção respiratória procurar uma unidade de saúde